Projeto Aquarius faz apresentação especial para comemorar 100 anos do jornal O Globo
Uma edição especial do "Projeto Aquarius" comemorou neste sábado (19), no Rio, o centenário do jornal O Globo. O evento foi criado pelo Globo há mais de 50 anos, numa parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira para popularizar a música erudita.
O público chega, aproveita o dia, o lugar, a música. Desde 1972 até hoje, cultura para 9 milhões de pessoas. É mais uma edição do Projeto Aquarius que está começando. Uma edição muito especial — comemorativa — celebrando os 100 anos do jornal O Globo. Uma festa cheia de convidados animados.
Edição especial do Projeto Aquarius comemora 100 anos do jornal O Globo, no Rio
"Está lindo, o dia está maravilhoso. Pedindo mesmo uma boa música.", comenta a aposentada Lusari Souza Costa.
O palco da festa mais uma vez é a Praça Mauá, no centro do Rio – endereço democrático no coração da cidade. Agora a escalação de algumas estrelas da festa: Roberta Miranda, Chico César, Iza, Martinho da Vila.
"Que beleza! Tem uma coisa que diz que: espetáculo bom é espetáculo cheio (risos)", afirma Martinho da Vila, cantor e compositor.
A ideia lá atrás era popularizar a música clássica. Levar concertos para as praias, parques, espaços públicos. A presença da Orquestra Sinfônica Brasileira abrindo as apresentações principais da noite, tocando o samba "Pelo Telefone", é a confirmação de que o antigo compromisso segue firme.
"É você quebrar esta barreira de que a música de concerto é pra poucos, é algo elitizado. Muito pelo contrário, a música é simplesmente música e é pra todos, e o Projeto Aquarius tem essa grande contribuição", ressalta Eduardo Pereira, maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira.
"Num mundo em que a gente às vezes fica muito tempo preso nas telas, nos ambientes digitais, nada substitui a experiência de poder levar cultura, a nossa música, no cenário mais lindo do mundo, que é a Baía de Guanabara, é algo que a gente tem muito orgulho de fazer e de celebrar com as pessoas que fazem o Globo nesse centenário", pontua Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio.
Roberta Miranda abriu a sequência dos encontros, depois veio Chico César e Martinho da Vila cantando "Kizomba, a Festa da Raça". Iza primeiro se apresentou solo e depois fechou a apresentação muito bem acompanhada, em uma noite que será lembrada, quem sabe... Pelos próximos 100 anos.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/19/projeto-aquarius-faz-apresentacao-especial-para-comemorar-100-anos-do-jornal-o-globo.ghtml