Ponte sobre o Rio Caeté no interior do Acre é interditada e pontilhão é colocado em desvio

  • 25/05/2025
(Foto: Reprodução)
Desvio deve ser usado enquanto é feito conserto em pilar da ponte. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) montou pontilhão e liberou a passagem na última sexta-feira (23). Ponte sobre o Rio Caeté no interior do Acre é interditada e pontilhão é colocado em desvio A ponte sobre o Rio Caeté, na BR-364, em Sena Madureira, interior do Acre, foi interditada novamente na última sexta-feira (23). De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que o fluxo não seja interrompido, um desvio foi feito e colocado um pontilhão [ponte pequena] de ferro no local. (Confira o vídeo acima) 📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp Em janeiro, a ponte precisou ser reaberta para passagem de veículos, menos de 48 horas após a interdição. Desta vez, o superintendente do Dnit, Ricardo Araújo, explicou que o pontilhão foi montado justamente para que a interdição permaneça até o conserto do pilar. LEIA TAMBÉM: Após balsa encalhar, ponte sobre o Rio Caeté é reaberta com controle de fluxo no interior do Acre Condenada pelo Dnit, ponte na BR-364 será interditada e deve dificultar acesso a municípios no Acre Interdição da ponte sobre o Rio Caeté é adiada em Sena Madureira, interior do Acre Condenada pelo Dnit, ponte sobre o Rio Caeté é interditada e acesso passa a ser feito por balsa no interior do Acre Vídeo mostra funcionários de balsa no Acre tentando salvar homem que se afogou e morreu no Rio Caeté "O pontilhão já está colocado agora que o rio secou e com isso a gente já está fazendo a parte de licitação para poder consertar o pilar que tinha estourado. Esse pilar vai ser provisório, que deve ser terminado lá para outubro mais ou menos e assim a gente libera todo o trânsito de volta por cima da ponte normalmente", informou. De acordo com Ricardo, esse reparo no pilar da ponte é para dar um espaço de tempo maior até que a licitação de uma nova ponte seja feita. "Para o ano que vem devemos licitar um novo projeto para aquele local ali, porque aquele pilar, como eu disse, é provisório, ele tem um prazo de curto de duração. A gente vai preparar ele para poder dar tempo de nós licitarmos e fazermos uma nova ponte onde está a balsa hoje, onde está o pontilhão ou em outro local que tenha mais firmeza do solo", explicou. O superintendente disse que será feito um novo pilar que ficará no meio de dois pilares já existentes. "Vai resolver o problema da ponte provisoriamente. A gente fala provisoriamente pode ser de 1 até 10 anos, mas a gente quer que ganhe tempo para se fazer o projeto de uma ponte nova que vai ser uma ponte estaiada [ponte de cabos de aço] tipo aquela de Cruzeiro do Sul", disse. Ele ainda comentou que a licitação para o reparo deve sair ainda na próxima semana. "Vamos lançar o edital para a construção do pilar de apoio, que vai ser importante. Aí vai dar tempo para o Dnit nacional licitar uma nova ponte ou aproveitando a estrutura da ponte que já está aí". Imagem de drone mostra pontilhão colocado em desvio e ponte fixa sobre o Rio Caeté que está interditada Dnit Pontilhão No dia 15 de abril, o Dnit já havia informado que a ponte sobre o Rio Caeté deveria ser interditada novamente. Ricardo Araújo, informou à época que estava sendo preparado um pontilhão para quando o rio secasse. O superintendente havia dito que a ponte deveria ser interditada no mês de junho, o que aconteceu ainda em maio. Equipes do Dnit controlam passagem de veículos sobre a ponte do Rio Caeté Arquivo/Dnit À época, a balsa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia encalhado e os motoristas ficaram sem acesso a rodovia. O superintendente ainda anunciou que a ponte deve ser totalmente liberada por volta do mês de outubro. "Aí vai ficar o inverno todo normal, é o que a gente quer. Com isso a gente vai botar esse pontilhão para poder acelerar e não prejudicar o tráfico nem de ida nem de volta de Cruzeiro do Sul", assegurou. Interdição Ponte sobre o Rio Caeté - Sena Madureira - Acre Reprodução/Rede Amazônica Acre A primeira interdição da ponte estava programada para o dia 18 de janeiro, mas foi adiada para testes com a balsa e novas avaliações. O acesso é importante porque liga os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, indo até Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá. No dia 24 de janeiro deste ano, o acesso à ponte sobre o Rio Caeté, que fica no km 10 da BR-364, em Sena Madureira, foi interditado. Com a interdição, a travessia no Rio Caeté passou a ser feita gratuitamente por balsas com capacidade de transportar todos os tipos de veículos. Porém, precisou ser reaberta para passagem de veículos menos de 48 horas após a interdição. Isso porque a balsa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) encalhou no dia 25 de janeiro e os motoristas ficaram sem acesso a rodovia. Além da balsa, foi prometido que seria colocado um pontilhão nos dois lados do rio e estava sendo estudada a possibilidade do Exército ceder uma ponte metálica para carros pequenos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), cerca de mil veículos passavam pela estrutura diariamente. Com o baixo nível do rio, a travessia demora cerca de 3 minutos e meio, com os carros já estacionados. Quando o rio encher, esse percurso deve dobrar ou até triplicar o tempo de navegação. A Portaria nº 136, de 8 de janeiro deste ano, destacou a nova movimentação no talude da margem do Rio Caeté, provocando pressão nos apoios da ponte. "Considerando o histórico e a situação atual, a ponte sobre o Rio Caeté pode comprometer a segurança no trânsito dos usuários que trafegam por esse trecho", diz a publicação. Ponte sobre o Rio Caeté, no interior do Acre, teve uma movimentação de 2,5 metros Jardel Angelim/Rede Amazônica O Dnit monitora a ponte com mais intensidade desde 2022, quando foi decretada a primeira situação de emergência no local. A partir de 2023, o departamento começou a chamar os técnicos para fazer um levantamento minucioso do que estava acontecendo nessa região. Entre setembro e novembro de 2024, a ponte andou 5 centímetros. Por esse motivo, não é possível que o reparo seja feito de forma paliativa. O período mínimo para a construção da nova ponte deve ser de 18 meses e, segundo o Dnit, as obras devem começar em julho deste ano. Com risco de desabamento, DNIT vai monitorar ponte do Rio Caeté, no Acre Reveja os telejornais do Acre

FONTE: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/05/25/ponte-sobre-o-rio-caete-no-interior-do-acre-e-interditada-e-pontilhao-e-colocado-em-desvio.ghtml


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