CPTM confirma fim do 'Serviço 710', e linhas 7-Rubi e 10-Turquesa voltam a operar separadas em SP
21/08/2025
(Foto: Reprodução) CPTM vai acabar com o 'Serviço 710'
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou o fim do "Serviço 710", que unia as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas. Elas voltam a operar separadas a partir do dia 28 de agosto (quinta-feira).
Com o novo modelo, os passageiros que antes faziam o trajeto sem baldeação terão que trocar de trem na estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital.
Como vai ficar a operação
Em razão das modificações, a Linha 7-Rubi vai "encurtar": passará a ligar Jundiaí até a estação Palmeiras-Barra Funda, deixando de seguir até a Luz.
Por sua vez, a Linha 10-Turquesa será estendida de Rio Grande da Serra até o terminal Palmeiras-Barra Funda. A Linha 11-Coral também terá o trajeto ampliado, da Luz até a Barra Funda, em horários específicos.
Segundo a CPTM, a estação Barra Funda foi escolhida para concentrar as baldeações por ter maior capacidade de receber os novos fluxos. “Ela tem dez plataformas, um amplo mezanino e uma área de circulação bastante adequada”, diz Iran Leão, gerente de operações da companhia.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 SP no WhatsApp
Estação Barra Funda mais cheia
A mudança deixará a estação Barra Funda — que já concentra três linhas de trem e uma de metrô — ainda mais movimentada. Só as linhas 10-Turquesa e 11-Coral transportam, juntas, cerca de 900 mil passageiros por dia.
A ampliação da operação da Linha 11 até a Barra Funda começa antes, já na segunda-feira anterior ao fim do "Serviço 710" (25 de agosto), inicialmente em horário reduzido — das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite.
Muitos passageiros terão de fazer mais baldeações.
Reprodução/TV Globo
O fim do "Serviço 710" acontece no mesmo dia em que a concessionária TIC Trens inicia a fase de transição para assumir a operação da Linha 7-Rubi.
O contrato de concessão, elaborado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, não prevê a continuação do serviço unificado. Ele sequer é mencionado no documento de 420 páginas, que deixa claro que a Linha 7 ligará a estação Barra Funda a Jundiaí.
Criado em 2021, o "Serviço 710" integrava as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, oferecendo viagens sem baldeações, intervalos menores e mais conexões com outras linhas.
Com a integração, surgiu uma espécie de "superlinha", com 31 estações e 100 quilômetros de extensão.
Na época, a CPTM destacou que a medida traria viagens mais rápidas e comemorou, em seu primeiro aniversário, a redução na necessidade de várias baldeações para “centenas de milhares de pessoas todos os dias”.
Com o fim do modelo, as baldeações voltam a fazer parte da rotina dos passageiros.
A CPTM, porém, afirma que a mudança terá impacto mínimo. “É claro que o conforto do passageiro que não fazia nenhuma conexão agora exigirá uma, mas, dentro de um sistema tão grande como o nosso, sempre haverá necessidade de baldeações”, disse Iran Leão.