Conheça projeto de combate à violência sexual que colocou escola pública do RS entre as 10 melhores do mundo
29/06/2025
(Foto: Reprodução) Alunas idealizaram livros e outros materiais, que também têm a intenção de promover a dignidade menstrual. Premiação internacional selecionou Escola Saint Hillaire. Escola pública de Porto Alegre é finalista de prêmio internacional de educação
Uma escola da periferia de Porto Alegre é uma das finalistas do prêmio World’s Best School Prizes, ou Melhores Escolas do Mundo, com o projeto "Em Busca dos Jardins", que combate a violência sexual e promove a dignidade menstrual.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire concorre no Top 10 na categoria Superação de Adversidade. Outras três escolas brasileiras também estão no páreo da premiação.
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Situada no bairro Lomba do Pinheiro, a instituição tem 1,1 mil alunos. O título do projeto é inspirado na leitura do livro da afro-americana Alice Walker e foi construído a partir da interação entre as crianças, adolescentes e mulheres da região.
"Temos orgulho de dizer que somos referência no âmbito educacional para o combate à violência sexual. Com a premiação, teremos visibilidade para alcançar outros territórios com temáticas importantes que precisam ser dialogadas na escola", conta a professora e coordenadora do projeto, Maria Gabriela Pires de Souza.
A ideia foi concebida para a escola passar a ser uma referência para as alunas. Um dos objetivos é dar voz para as meninas por meio de contações de histórias.
As alunas criaram dois livros escritos por elas mesmas: "De onde é esse sangue, Joana?", que fala sobre a menstruação, e "Voar Juntas", para encorajar as crianças a denunciarem a violência sexual. Ainda criam um kit de saúde menstrual e caixas pedagógicas e interativas.
Escola pública de Porto Alegre é finalista de prêmio internacional de educação
Divulgação/EMEF Saint-Hilaire
As propostas escolares também envolvem as famílias, e as ações pedagógicas têm compromisso para a redução da desigualdade social e de gênero, a infrequência, a evasão e o abandono escolar.
"A escola está inserida em uma comunidade com elevado índice de vulnerabilidade social. A insegurança alimentar, a pobreza menstrual, o racismo, as violências contra meninas e mulheres, o abuso sexual contra crianças, a ideação suicida afetavam a comunidade e tinham reflexo na aprendizagem. O projeto mudou muito tudo isso, temos bons resultados que mostraram a evolução em sala de aula", completa a professora.
"Escola é lugar de segurança para meninas"
A aluna Mariah Ayana Charão, 12 anos, faz parte do projeto "Em Busca dos Jardins". O conhecimento sobre o próprio corpo, sobre feminismo e como ajudar outras meninas chegou por meio das discussões e trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
"Quando menstruei, graças a escola, por exemplo, eu soube que menstruação era um sinal de saúde, que a escola é um lugar onde eu posso compartilhar meus sentimentos e dúvidas. Aprendi muitas coisas, até que, se tocarem em mim sem a minha permissão, eu posso falar com a escola, que acolhe abraça e é um lugar de segurança para as meninas."
Periodicamente, são realizados encontros em outras instituições de ensino, mostrando para as comunidades escolares a importância de dialogar sobre essas temáticas.
Escola pública de Porto Alegre é finalista de prêmio internacional de educação
Divulgação/EMEF Saint-Hilaire
Votação
O projeto é top 10 do prêmio World’s Best School Prizes de 2025 (Melhores Escolas do Mundo) na categoria Superação de Adversidade. Para a etapa final da premiação, está aberta votação popular na internet.
Além de Porto Alegre, outras três escolas brasileiras se destacaram na seleção realizada por um júri especializado: uma de Cubatão (SP); outra de São Luís (MA), e, por fim, uma de Curitiba (PR).
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