Baratas-germânicas são filmadas em prateleira de hipermercado no litoral de SP; VÍDEO
07/08/2025
(Foto: Reprodução) Baratas são flagradas em prateleiras de hipermercado no litoral de SP
Um jovem, de 24 anos, levou um susto ao encontrar baratas nas prateleiras de um hipermercado em Santos, no litoral de São Paulo. Imagens feitas pelo cliente mostram um animal vivo e outro morto no local (assista acima).
A pedido do g1, o biólogo Daniel Bortone analisou as imagens e afirmou que os animais são baratas-germânicas. “Uma outra espécie de barata, diferente das baratas-americanas, que são as mais comuns de encontrarmos”, explicou.
Em nota, a rede Carrefour disse que reforçou imediatamente a higienização da unidade e intensificou as ações de controle integrado de pragas por meio de um Plano de Ação Emergencial (veja o posicionamento completo adiante).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O flagrante foi feito no domingo (3), no hipermercado do bairro Aparecida. O cliente, que prefere não se identificar, contou que a namorada estava com vontade de comer chocolate e, por isso, foram até o setor de doces do estabelecimento.
Os jovens viram que as barras de chocolate estavam em promoção, mas logo notaram a presença de um inseto. “Vi a barata andando na prateleira, passando por cima do chocolate. Então fui dar uma olhada na parte de trás da prateleira e vi que estava muito sujo, com sujeira, ferrugem e também tinha outra barata morta", relembrou ele.
Segundo o relato, o casal ficou surpreso com o cenário, mas os demais clientes do hipermercado seguiram comprando os chocolates, como se não tivessem insetos no local.
“Eu fiquei com nojo da situação, fiquei inconformado porque poxa, um mercado daquele porte, daquele tamanho, não tem o mínimo de higiene”, relatou o jovem.
Baratas foram flagradas em prateleiras de chocolates em hipermercado de Santos (SP)
g1 Santos
Espécie
De acordo com o biólogo Daniel Bortone, as baratas-germânicas costumam ser menores do que as baratas-americanas, que são mais comuns. Apesar disso, os animais flagrados no vídeo provavelmente são jovens devido ao tamanho.
Segundo o especialista, a espécie é menos comum na região porque só se adapta em locais quentes. “Não reproduzem em climas frios. Já as americanas são mais tolerantes e resistentes”, explicou.
O biólogo afirmou ainda que as baratas-germânicas podem transportar bactérias, caso passem por comida em decomposição ou no lixo, assim como outros tipos de insetos.
Posicionamentos
Em nota, a rede do hipermercado informou que a unidade possui licença sanitária vigente e cumpre todas as normas de boas práticas sanitárias.
A Prefeitura de Santos, por sua vez, afirmou que a fiscalização de denúncias é realizada mediante registros formais pelos moradores na Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162, no site oficial ou presencialmente no piso térreo do Paço Municipal.
A administração municipal disse que não foi recebida nenhuma denúncia oficial sobre o estabelecimento, que “passou por vistoria recentemente”. Contudo, acrescentou que a situação será apurada pela equipe de fiscalização da Seção de Vigilância Sanitária.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos